Afinal, existe uma melhor época para viajar para Gramado?

4 minutos para ler

Sempre surgem dúvidas sobre a melhor época para viajar para Gramado, mas saiba que esse destino tem suas particularidades em qualquer estação, tudo vai depender da sua intenção do momento.

A cidade turística pode ser linda e colorida na primavera, mas também é maravilhosa nas noites de final de ano, quando recebe o Natal Luz. Também pode ser cinza, branca e gelada no inverno e outono, quando há neve lá fora, mas dentro dos hotéis é sempre quentinho ao receber os turistas.

E então, qual dessas épocas é a sua preferida? Ainda não consegue decidir? Vamos ajudar você a escolher. Para isso, continue a leitura e veja as diferenças de cada uma das épocas para visitar Gramado.

Por que visitar Gramado no inverno?

A serra gaúcha serve de palco para os dias mais frios do inverno, podendo marcar menos de 10°C. Se você tiver sorte, pode até presenciar a neve, ou pelo menos uma geada mais intensa. Como esses fenômenos são climáticos, não é possível se programar com muita antecedência, mas as épocas mais frias são julho e agosto. 

Para os amantes do ar gelado na rua, mas aquecido dentro dos hotéis, essa é a melhor época para ir a Gramado e se divertir com a família toda, mesmo que vocês precisem usar casacos longos e bem grossos.

Além disso, o clima também combina com as atrações locais, como as famosas fábricas de chocolate, as vinícolas, os restaurantes de fondue ou o Snowland.

Por que visitar Gramado na primavera?

Gramado, na primavera, é um local tomado por cores e flores. Assim, essa é uma excelente época para uma visita.

Powered by Rock Convert

Por ser uma cidade turística, mesmo que você vá fora de temporada ou longe dos feriados, vai conseguir visitar a Aldeia do Papai Noel. Se vier em Novembro, já pode participar das primeiras atrações do Natal Luz, com espetáculos gratuitos ou pagos.

Sem contar que um passeio de cisne pelo Lago Negro, por exemplo, é encantador nesse período, com toda a natureza ao redor. Você também pode aproveitar e conhecer o Le Jardin, um parque de lavandas com um jardim harmonioso e que conta com um café local para experimentar as delícias da região.

Por que visitar Gramado no verão?

A segunda época mais colorida do ano em Gramado é o verão, devido à decoração do Natal Luz por toda a região. Essa atração, que já está em sua 34ª edição, com mais de 500 atrativos para todos os gostos, é a principal da localidade.

A cidade fica tão iluminada que poderia parecer até uma cena de filme em Nova York, se não fosse o calor da estação. Ainda assim a magia natalina está por todo canto.

Além disso, atrações não faltam para essa temporada, já que os mesmos parques temáticos funcionam durante todo o ano, mas outros combinam mais com o verão, como o Alpen Park, que conta com montanhas-russas e tirolesas, ou o Parque do Caracol, que permite que você se refresque ao chegar bem próximo da cachoeira mais famosa da região.

Assim como os feriados de final de ano, você pode escolher passar o carnaval por aqui, seja para se divertir nos bloquinhos, seja para descansar no hotel com a família.

Mas, afinal, qual a melhor época para viajar para Gramado? Agora que você já conhece todas as vantagens de diferentes estações, a escolha se torna ainda mais pessoal, não é mesmo? Por isso, antes de decidir o melhor período, é importante pensar qual o seu propósito na viagem.

Este conteúdo ajudou você? Curta nossa página no Facebook e fique por dentro de outros assuntos sobre Gramado e região. 

Posts relacionados

Deixe um comentário